A Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR) está finalizando um projeto para a criação do Museu do Índio, cuja proposta é instalar no prédio histórico conhecido como União Operária, no Centro. O professor Elder Lanes, nomeado pelo Gabinete da Reitoria para tratar do assunto, apresentou a proposta para apreciação da deputada federal Joenia Wapichana (REDE), na manhã desta segunda-feira, 04, na Representação do Gabinete em Boa Vista.
Segundo Elder Lanes, o prédio pertence à UFRR e atualmente está sem utilização, precisando passar por uma reforma em sua estrutura para que possa abrigar o Museu. Uma comissão nomeada por meio de um portaria está responsável pela elaboração do projeto, que será finalizado e entregue para a deputada analisar a possibilidade de destinar emenda para executá-lo.
A comissão é formada por professores do Instituto de Ensino Superior Indígena Insikiran, do curso de Antropologia e Arquitetura, os quais são responsáveis pelo levantamento e estudos necessários para elaborar o projeto. "A ideia é instalar um Museu do Índio que seja realmente dos povos indígenas, diferente dos que já existem no país", disse Elder Lanes.
A deputada Joenia afirmou que sua equipe irá analisar a proposta, quando o projeto for entregue. Lembrou que ela tentou destinar emenda para a UFRR criar um Centro Cultural Indígena para servir ao Insikiran, mas que não deu certo naquele momento. Segundo ela, poderia ser repensada a ideia de se criar esse Centro Cultural, o qual abrigaria também o Museu do Índio.
"Esse é o momento certo para analisar as propostas", disse a deputada ao lembrar que abriu o prazo, até 20 de outubro, para apresentar emendas ao Projeto de Lei Orçamentária. Joenia frisou que tem recebido muitas demandas das comunidades indígenas, de órgãos e entidades parceiros, as quais estão sendo analisadas por sua equipe parlamentar.
Foto: Lohana Chaves