Para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, a Sessão Solene, a partir do Requerimento nº 884/2022 da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) e outros parlamentares. Estavam presentes na Sessão, além dos parlamentares, Defensoras e Defensores Socioambientais, Representante de organizações ambientalistas, indigenistas e indígenas, como o Conselho Indígena de Roraima, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas entre outras importantes lideranças socioambientais do Brasil.
Durante sua pronuncia em plenário a deputada Joenia Wapichana questionou as autoridades sobre o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal "The Guardian", e do indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), que desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, no dia 5 de junho, quando faziam o trajeto da comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte. Hoje, Forças Armadas (do Brasil) estão em operação para resgatar os desaparecidos. Joenia enfatizou a ameaça em que vivem os defensores e defensoras ambientais e a urgência da garantia de segurança aos territórios indígenas que não sofrem somente com esse tipo de problema, mas com o desmatamento, grilagem, garimpo ilegal.
Joenia avaliou também que o Brasil vive nos últimos três anos retrocessos gravíssimos na pauta ambiental, tanto com as tentativas de flexibilizar a legislação ambiental, como no enfraquecimento dos órgãos ambientais. Com essa política o Brasil segue na contramão do alcance das metas globais para se conseguir o equilíbrio climático do planeta.
Os deputados da Frente Parlamentar Ambientalista lançaram um manifesto "Em Defesa do Meio Ambiente e da Vida", onde listam propostas como o PL 2001/19, que desapropria e indeniza propriedades privadas em unidades de conservação de domínio público que não tiveram regularização fundiária. Os parlamentares denunciaram através do manifesto, propostas que consideram prejudicais ao meio ambiente e que estão na pauta da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.
Homenagem ao CIR
A deputada Joenia Wapichana recebeu a placa com a homenagem aos trabalhos feitos pelo Conselho Indígena de Roraima - CIR, das mãos da Deputada Luiza Erundina (Psol-SP). O CIR, que está fazendo 52 anos esse ano e vem sempre lutado pelos direitos coletivos dos povos indígenas, pela demarcação, homologação e proteção. O Conselho tem sido uma das organizações mais importantes do Brasil, defendendo os direitos humanos, os direitos humanos como paridade aos direitos indígenas.
Foto: Câmara dos Deputados