O Movimento Indígena de Roraima promove a II Assembleia Geral de Saúde Indígena com o tema "Fortalecendo a autonomia da saúde indígena para o atendimento de qualidade na atenção básica, média e alta complexidade”, na comunidade indígena Barro, região Surumu. O evento iniciou ontem, 2, e segue até quinta, 5.
A representante da deputada federal Joenia Wapichana, Marizete de Souza, participou da pauta sobre o Projeto de Lei n° 3514/2019, que reconhece a profissão de Agentes Indígenas de Saúde ( AIS) e Agente de Saneamento Básico ( AISAN), em processo de tramitação no Congresso Nacional. O Projeto é de autoria da deputada Joenia Wapichana.
Marizete reforçou que o mandato é um espaço para que o movimento indígena faça as suas reivindicações e acompanhe. Também considerou a importância da assembleia, como espaço de diálogo, troca de experiência e avanços na melhoria da saúde dos povos indígenas.
Reiterou que a saúde indígena também é uma prioridade do mandato da deputada Joenia Wapichana, que sempre buscou atender demandas das comunidades indígenas, conforme o seu planejamento.
Uma das ações concretas, são as quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), entregues às comunidades indígenas, nas regiões Serra da Lua, Amajari e Raposa.
A representante também sugeriu apoio e solidariedade ao povo indígena Yanomami que passa por situações graves de violência e morte provocadas pela presença constante de garimpeiros ilegais.