Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

alunos

O Programa Institucional de Bolsas ao Estudante Indígena (PROBEI) do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou nesta sexta-feira, 13, uma reunião para avaliar o programa de concessão de bolsas. A deputada Joenia Wapichana (REDE) foi convidada a participar, uma vez que ela destinou emenda parlamentar para bolsistas e também para reforma do Malocão do Insikiran, além de aquisição de equipamentos para laboratório e material didático.

A coordenadora Institucional do PROBEI, Sarlene Silva, mediou a reunião virtual e disse que a participação da deputada é importante para que ela possa ter conhecimento do resultado dos trabalhos que vêm sendo realizados no Insikiran, que foi favorecida com emenda parlamentar no ano de 2020. Participaram da avaliação alunos, coordenadores de curso, coordenadores de projeto de pesquisa e extensão, bolsistas, além da coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir), Edite Andrade.

"É muito importante ter um momento de diálogo para saber como está sendo o desafio da vida acadêmica. Sempre busquei fortalecer a formação dos jovens indígenas, pois vejo a necessidade de poder ocupar os espaços, podendo ajudar muito mais apoiando suas comunidades e suas lideranças", disse a deputada.

joenia insikiran

Joenia lembrou que, em 2020, destinou R$750 mil por meio de emenda parlamentar para apoiar a realização dos cursos, programas e compras de equipamentos. "Também destinei R$180 mil para possibilitar bolsas para 20 estudantes indígenas do Insikiran e outros cursos da UFRR", complementou Joenia ao enumerar também os projetos de lei de sua autoria em defesa da educação indígena. 

A parlamentar lembrou que é coautora do Projeto de Lei 1375/2020 que cria o Programa de Bolsa Permanência para Estudantes de Graduação de Instituiçoes Federais. É autora do Projeto de Lei 274/2020, que cria modalidades de educação escolar indígena, educação escolar quilombola e educação do campo na educação básica. "Vale ressaltar que conseguimos incluir na Constituição que o Fundeb seja permanente", destacou.

Na última parte da reunião, a deputada pôde acompanhar a apresentação dos projetos de pesquisas desenvolvidas pelos professores de diversos cursos, os quais todos abrangem temas que dizem respeito aos povos indígenas, como saúde, língua, cidadania, políticas públicas em terras indígenas, mudanças climáticas e planos municipais de saneamento básicos. Joenia ouviu todos com atenção e disse que irá discutir como transformar alguns deles em propostas ou mesmo em projeto de lei, se for o caso.

Fotos: Lohanna Chaves