A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) participou, agora há pouco, do evento “Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030”, promovido pelos Institutos Clima e Sociedade e o Talonoa, que ocorre na programação da Conferência Global sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia.
Joenia Wapichana, ao deixar suas contribuições no evento, disse que é necessário uma ação urgente para o processo de descarbonização do modelo de desenvolvimento. “É necessária uma ação urgente. O tempo está correndo, o tempo indígena pode ser outro, mas o tempo da humanidade requer que os compromisso sejam assegurados com implementações”, refletiu.
Disse que os povos indígenas têm interesse no debate e que por isso estão na COP apresentando suas preocupações e propostas. “O que está afetando a humanidade na questão das mudanças climáticas, afeta muito mais os povos que vivem da floresta e os recursos naturais que ali existem”, pontuou, ao cobrar que haja ações e programas na linha de visão dos povos indígenas.
Deixou o alerta de que é preciso fazer mudança de comportamento humano para várias questões, dentre elas a energética, investimentos em programas de proteção à Amazônia e diferentes biomas e proteção das terras indígenas.
O evento contou com a presença de especialistas da área ambiental e climática, além de representantes de instituições que atuam nas questões climáticas, como Emílio La Rovère ( Centro Clima COPPE/ UFRJ), Natalie Unterstell (Instituto Talanoa) e Izabela Teixeira (Grupo Externo), além de outras autoridades convidadas para o evento.
Fotos: Ana Castro