Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2022 02 12 at 09.37.20 2

Foto: Lohana Chaves 

A convite de lideranças indígenas, a deputada Joenia Wapichana (REDE) participou na manhã desta sexta-feira, 11, da 8ª Assembleia Regional dos Tuxauas do Baixo São Marcos, realizada na Comunidade Bom Jesus, na zona rural de Boa Vista. Além de receber informações sobre a situação das comunidades da Terra Indígena São Marcos, a parlamentar compartilhou dados sobre a atuação do mandato coletivo indígena em defesa dos direitos dos povos indígenas e  sobre a destinação de emendas parlamentares para aquela região.

A Assembleia reúne tuxauas, professores, jovens e mulheres das 13 comunidades da Região do Baixo São Marcos. Foi para esse público que Joenia falou sobre a conjuntura política e o papel do mandato dentro do atual contexto do país, chamando a atenção de que o mandato é coletivo, seguindo a tradição das comunidades indígenas que pensam no bem coletivo. "Esse mandato é diferente porque estamos construindo uma forma de fazer política", disse.

A deputada afirmou que os povos indígenas de Roraima já provaram que estão preparados e são capazes de se fazerem representar na política, ao terem garantido a eleição deste mandato coletivo que chega ao terceiro ano na Câmara. Ela convocou todos a combater a política do assistencialismo, em que os políticos vão até as comunidades oferecer dinheiro, cesta básica, brinquedos e festejos, mas que ficam calados na hora de defender os direitos dos povos indígenas. 

Ao ser questionadas sobre andamentos de projetos anti-indígenas, Joenia falou de sua atuação, como única parlamentar indígena no Congresso, contra as propostas que visam retirar direitos e até mesmo rever a demarcação de terras indígenas, abrir as áreas para o garimpo e o agronegócio, a exemplo do Projeto de Lei 490, que inclui uma flexibilização do usufruto das terras pelos indígenas, impõe as 19 condicionantes que são específicas para a Terra Indígena Raposa Serra do Sol e ainda institui o marco temporal.

A parlamentar ainda prestou informações sobre as emendas destinadas para a Região do Baixo Rio Branco. Destacou que 15 escolas da região foram beneficiadas com emendas para reforma e ampliação, além de compra de mobílias. Também foram indicados recursos para instalação de internet em seis comunidades, garantindo um instrumento de informação, socialização e de apoio a trabalho e pesquisa escolares para crianças e jovens indígenas.

Houve emendas também para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprar alimentos produzidos por duas cooperativas de São Marcos, a Cooperativa Agropecuária Indígena de Pacaraima (Coopagi) e Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM), o que fez com que essas entidades já recebesse R$536 com vendas de seus produtos da agricultura familiar.

Joenia lembrou que houve emendas para a Fundação Nacional do Índio (Funai) investir em Kits da Casa de Farinha, entrega de pintos para o projeto de avicultura, carneiros e apoio à produção de bovinos. Também foram destinadas emendas para entregas de ferramentas pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seapa) e produção de alevinos pelo Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR), os quais são entregues para famílias indígenas iniciarem o projeto de piscicultura.

 

Comunidade Bom Jesus recebe Projeto de Avicultura instalado com recursos de emenda da deputada Joenia

Aproveitando o convite para participar da Assembleia dos Tuxauas do Baixo São Marcos, a deputada Joenia Wapichana (REDE) teve a oportunidade de conhecer o Projeto de Avicultura implantado esta semana na Comunidade Bom Jesus, na manhã desta sexta-feira, 11, que só foi possível por meio de emenda parlamentar destinada para a Prefeitura de Boa Vista.

Cada comunidade beneficiada pelo programa recebe 150 pintos. A Prefeitura fez a entrega na segunda-feira em Bom Jesus, que fica na zona rural de Boa Vista.  A deputada explicou que são 13 comunidades do Baixo São Marcos beneficiadas, cujos recursos são das emendas do ano de 2021 na área de sustentabilidade, visando garantir não só mais alimento para as famílias, como também uma alternativa de renda com a produção de ovos e galinhas.

O tuxaua de Bom Jesus, Gecildo da Silva, levou a deputada Joenia até o galpão onde está sendo realizado o Projeto de Avicultura. Ele disse que duas pessoas da comunidade são responsáveis por cuidar e manter a criação das aves. A ideia é conquistar autonomia financeira para que, no futuro, essas duas pessoas passem a ser remuneradas com recursos do próprio projeto. 

O responsável pelo galpão, Daniel Pereira da Silva, explicou que a primeira etapa é garantir a reprodução das aves para que a comunidade tenha mais uma alternativa de alimentação, especialmente para as crianças que precisam de proteínas, mas sem deixar de garantir a produção de excedentes para a venda, conquistando assim a autossustentabilidade do projeto.