Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

Diniz

O Movimento LGBTI+ em Roraima homenageará professor Marcos Braga (In-Memorian), na programação da 20ª Parada LGBTQIA+, no dia 05 de setembro. A deputada Joenia Wapichana (REDE), convidada para o evento, será homegeada pelo empenho de seu mandato em contribuir com a problemática enfrentada principalmente pela juventude LGBTI+.  Joenia receberá o Prêmio em Direitos Humanos do Grupo Diversidade - Professor Dr. Marcos Bragas In-Memorian.

O convite para a premiação foi entregue à deputada pelo coordenador da Parada LGBTQIA+, Sebastião Diniz Neto, em encontro realizado  na Representação de seu Gabinete em Boa Vista, na tarde desta sexta-feira, 13. Ele também formalizou a entrega do convite para a deputada fazer a abertura do I Encontro Indígena LGBTQI+ da Região Norte - Professor Dr. Marcos Antônio Braga, a ser realizado nos dias 23 e 24 de setembro. 

O encontro terá abrangência nacional e terá como tema "População indígena LGBTQIA+ e suas vivências: saúde, cultura, universidades e direitos humanos". O grande homenageado é o professor Marcos Braga, que atuou à frente do  Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para o fortalecimento da educação indígena, inclusive uma de suas articulações junto ao mandato da deputada Joenia foi a emenda parlamentar direcionada para o Insikiran. 

Marcos Braga também é o grande homenageado do Prêmio em Direitos Humanos do Grupo Diversidade, que está na sua terceira edição e que sempre é concedido para instituições públicas ou privadas, organizações jurídicas e pessoas físicas que tenham desenvolvido trabalhos que contribuiram para a cidadania LGBTQIA+ em Roraima, a exemplo da deputada Joenia Wapichana, uma das premiadas este ano. O professor também era um ativista do Grupo Diverrsidade em Roraima.

Ao agradecer o empenho da deputada Joenia por direcionar emenda para o movimento investir em cidadania e direitos humanos, Sebastião Diniz disse que tem sido muito importante colocar sempre em evidência essa questão diante dos constantes ataques que o movimento tem sofrido nos últimos tempos em relação à redução de direitos e mesmo o enfrentamento ao preconceito e à homofobia. 

O I Encontro Indígena LGBTQIA+ da Região Norte faz parte desse empenho em colocar o tema em discussão como forma de promoção e defesa dos direitos humanos, além da própria questão da cidadania. O Webinário será promovido pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Laboratório Interagir do Setor de Educação. Será a primeira vez que serão apresentadas questões sobre a situação e identificação de propostas à violência LGBTIfóbicas vivenciada por jovens indígenas e outros jovens da Região Norte.

Diniz 1

A deputada Joenia lembrou que sua emenda foi uma demanda que surgiu a partir do anseio da juventude, que sente a necessidade de discutir soluções para seus problemas vivenciados na sociedade, além de discutir a violência e o preconceito que eles enfrentam muitas vezes no silêncio em suas comunidades. "Esse tema ainda é um tabu", disse ao destacar a importância desse evento inédito.

Foto: Lohanna Chaves