A equipe do mandato coletivo da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), visitou na manhã desta quarta-feira (8), a comunidade indígena Pium, região do Tabaio, para prestar solidariedade às famílias que tiveram suas casas queimadas no último sábado, 4 de junho, e reafirmar compromisso na defesa dos direitos indígenas.
A representante da deputada Joenia em Roraima, Marizete de Souza, reforçou a solidariedade e o compromisso da deputada na defesa dos direitos dos povos indígenas no Congresso Nacional. " Estamos aqui para trazer a solidariedade da deputada Joenia e dizer que vocês não estão sozinhos nessa luta. A deputada já reforçou o pedido de providências às autoridades", reforçou Marizete.
Conforme as lideranças, com os ataques ocorridos desde o ano passado, somam 20 casas incendiadas. Nesse último ataque, o malocão comunitário construído para a realização da Assembleia, também foi incendiado.
Segundo informações das lideranças, jagunços a mando de fazendeiros são responsáveis pelos ataques e ameaças. Além das casas incendiadas, as lideranças relataram a intimidação que sofrem, diariamente, com o uso de drone circulando na comunidade, inclusive nas suas próprias casas.
Acompanharam a equipe parlamentar, o professor Geisel Bento Julião e o artista, Bartô Macuxi.
Plenário da Câmara
Ontem (7), na tribuna da Câmara Federal, Joenia Wapichana manifestou sua solidariedade e pediu providências das autoridades quanto os ataques que a comunidade do Pium vem sofrendo desde o ano passado.
“Hoje em plenário, fiz um apelo às autoridades para investigar, responsabilizar e para que tomem providencias a respeito da situação da comunidade Pium, região Tabaio, onde estive com as lideranças indígenas que já sofreram novos ataques com suas casas incendiadas, disputas de terra, conflito no campo e é necessário que haja uma regularização fundiária urgente nessa região”, cobrou a deputada.
Fotos: Mayra Wapichana