O Encontro certificou 169 lideranças e filiados indigenas
Com intuito de levar formação e informação aos filiados e lideranças indígenas sobre Política, a Rede Sustentabilidade/RR por meio do Elo Uiramutã, realizou o I Encontro de Formação Política, nos dias 4 e 5, no Centro Regional das Serras no Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã.
O evento contou com a presença da deputada federal Joenia Wapichana (Rede), para informar sobre sua atuação no Congresso Nacional, mas também contribuir na dinâmica de trabalho do evento. O coordenador nacional do Levante Popular da Juventude, Elton Carvalho e a professora Edite Andrade, também participaram do evento.
O Encontro proporcionou às lideranças indígenas de cinco centros da região, a maioria jovens e mulheres, Pedra Branca, Willimon, Maturuca, Pedra Preta, Caraparu e São Mateus, informações básicas sobre representação política, partidos, direitos e deveres na Constituição Federal Brasileira de 1988, direitos políticos, cidadania, desafios do Brasil a partir de 2023, além dos informes da ação legislativa e de emendas da deputada federal Joenia Wapichana.
No primeiro momento, houve uma análise de conjuntura política do Brasil, Roraima e do município de Uiramutã, relacionada às ameaças e riscos aos direitos dos povos indígenas, as diversas crises que o Brasil está passando, como econômica, sanitária e climática, e os desafios para o ano de 2022, ano das novas eleições.
Ao falar sobre o objetivo do evento e o público alvo, mulheres e jovens, a deputada Joenia Wapichana reforçou a necessidade de levar informações sobre direitos políticos, situação política do Brasil, assim como a representatividade dos povos indígenas.
“O nosso desafio é tanto manter a nossa representatividade política, mas também avançar nesse direito civil e político dos povos indígenas. Então só conhecendo e debatendo que vamos conseguir fazer uma sensibilização, análise de conjuntura, para que os jovens saibam a importância da sua cidadania e decidam a administração do nosso país e do nosso Estado”, destacou na abertura do evento.
O porta-voz do Elo Uiramutã,o professor Leonardo Pereira, ao falar sobre a importância do evento, considerado histórico, reforçou como necessidade e urgente que as comunidades indígenas sejam esclarecidas sobre o que de fato é a política e a sua importância para a sociedade. “ Esse evento é histórico, pois é a primeira vez que realizamos um evento assim, sobre política e com a presença da nossa deputada federal indígena, primeira no Brasil”, refletiu o porta-voz, reforçando a importância da representatividade indígena na política. Um feito histórico para o estado de Roraima e Brasil.
A dinâmica do Trabalho de Grupo (GT), envolvendo mulheres, jovens e lideranças indígenas possibilitou a reflexão sobre a representatividade política indígena, além da política que existe e o que se deseja.
Os participantes apresentaram vários pontos, como a importância de um mandato coletivo indígena, referindo-se ao mandato da deputada Joenia Wapichana, política construtiva, transparente, política que defende a causa indígena, alinhada ao movimento indígena, mas também apontaram o sistema político corrupto, assistencialista, que ameaça e retrocede os direitos indígenas, principalmente, no atual governo de Jair Bolsonaro.
Entre as jovens participantes, Juliane Pereira, 20 anos, do Centro Willimon, falou sobre a importância do curso e as informações sobre o mandato coletivo. “ Volto para casa bastante satisfeita com as informações que obtive aqui, principalmente sobre a atuação da primeira parlamentar indígena. Agora sei que nós devemos está sempre fiscalizando, cada emenda que ela destina. Porque agora eu sei que não é ela que executa essas emendas”, afirmou Juliana, destacando o conteúdo sobre emendas como um dos principais aprendizados que obteve no encontro.
O Encontro certificou 169 lideranças indígenas. No final, houve filiação no Elo Uiramutã com a presença do Prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benísio(Rede).
No encerramento, a deputada recebeu presente de lideranças como Joana André, anciã de 95 anos, e demais lideranças, mulheres e crianças.
Fotos: Ascom e Glenio André