Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2022 03 09 at 16.40.12

O Encontro certificou 169 lideranças e filiados indigenas 

Com intuito de levar formação e informação aos filiados e lideranças indígenas sobre Política, a Rede Sustentabilidade/RR por meio do Elo Uiramutã, realizou o I Encontro de Formação Política, nos dias 4 e 5, no Centro Regional das Serras no Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã. 

O evento contou com a presença da deputada federal Joenia Wapichana (Rede), para informar sobre sua atuação no Congresso Nacional, mas também contribuir na dinâmica de trabalho do evento. O coordenador nacional do Levante Popular da Juventude, Elton Carvalho e a professora Edite Andrade, também participaram do evento. 

O Encontro proporcionou às lideranças indígenas de cinco centros da região, a maioria jovens e mulheres, Pedra Branca, Willimon, Maturuca, Pedra Preta, Caraparu e São Mateus, informações básicas sobre representação política, partidos, direitos e deveres na Constituição Federal Brasileira de 1988, direitos políticos, cidadania, desafios do Brasil a partir de 2023, além dos informes da ação legislativa e de emendas da deputada federal Joenia Wapichana. 

No primeiro momento, houve uma análise de conjuntura política do Brasil, Roraima e do município de Uiramutã, relacionada às ameaças e riscos aos direitos dos povos indígenas, as diversas crises que o Brasil está passando, como econômica,  sanitária e climática, e os desafios para o ano de 2022, ano das novas eleições.   

Ao falar sobre o objetivo do evento e o público alvo, mulheres e jovens, a deputada Joenia Wapichana  reforçou a necessidade de levar informações sobre direitos políticos, situação política do Brasil, assim como a representatividade dos povos indígenas. 

WhatsApp Image 2022 03 09 at 17.01.47

“O nosso desafio é tanto manter a nossa representatividade política, mas também avançar nesse direito civil e político dos povos indígenas. Então só conhecendo e debatendo que vamos conseguir fazer uma sensibilização, análise de conjuntura, para que os jovens saibam a importância da sua cidadania e decidam a administração do nosso país e do nosso Estado”, destacou na abertura do evento. 

O porta-voz do Elo Uiramutã,o professor Leonardo Pereira, ao falar sobre a importância do evento, considerado histórico, reforçou como necessidade e urgente que as comunidades indígenas sejam esclarecidas sobre o que de fato é a política e a sua importância para a sociedade. “ Esse evento é histórico, pois é a primeira vez que realizamos um evento assim, sobre política  e com a presença da nossa deputada federal indígena, primeira no Brasil”, refletiu o porta-voz, reforçando a importância da representatividade indígena na política. Um feito histórico para o estado de Roraima e Brasil. 

A dinâmica do Trabalho de Grupo (GT), envolvendo mulheres, jovens e lideranças indígenas possibilitou a reflexão sobre a representatividade política indígena, além da política que existe e o que se deseja.

WhatsApp Image 2022 03 05 at 22.19.52

Os participantes apresentaram vários pontos, como a importância de um mandato coletivo indígena, referindo-se ao mandato da deputada Joenia Wapichana, política construtiva, transparente, política que defende a causa indígena, alinhada ao movimento indígena, mas também apontaram o sistema político corrupto, assistencialista, que ameaça e retrocede os direitos indígenas, principalmente, no atual governo de Jair Bolsonaro. 

WhatsApp Image 2022 03 05 at 22.19.53

Entre as jovens participantes, Juliane Pereira, 20 anos, do Centro Willimon, falou sobre a importância do curso e as informações sobre o mandato coletivo. “ Volto para casa bastante satisfeita com as informações que obtive aqui, principalmente sobre a atuação da primeira parlamentar indígena. Agora sei que nós devemos está sempre fiscalizando, cada emenda que ela destina. Porque agora eu sei que não é ela que executa essas emendas”, afirmou Juliana, destacando  o conteúdo sobre emendas como um dos principais aprendizados que obteve no encontro. 

O Encontro certificou 169 lideranças indígenas. No final, houve filiação no Elo Uiramutã com a presença do Prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benísio(Rede).

No encerramento, a deputada recebeu presente de lideranças como Joana André, anciã de 95 anos, e demais lideranças, mulheres e crianças.  



Fotos: Ascom e Glenio André