Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

 

WhatsApp Image 2022 02 10 at 20.58.45

Foto: Lohana Chaves 

Os coordenadores do Levante Popular da Juventude em Roraima, Elton Carvalho e Letícia Barbosa, estiveram com a deputada Joenia Wapichana (REDE) na tarde desta quinta-feira, 10, para apresentar os novos projetos que estão sendo idealizados para este ano de 2022. O encontro ocorreu na Representação do Gabinete Parlamentar em Boa Vista. Eles estavam acompanhados da coordenadora nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) em Roraima, Bia Gerlânia, entidade parceira do Levante.

Um dos projetos é a instalação da Casa do Projeto Popular, que é um espaço coletivo que pretende ser a base para formação, debates e atividades de fortalecimento dos jovens na luta pela transformação estrutural da sociedade brasileira. Conforme Elton, o espaço físico também terá a finalidade de  reunir os movimentos populares a fim de promover eventos artísticos e culturais visando a autossustentação das atividades da organização.

"A ideia é instalar a Casa em um bairro afastado do Centro da cidade", disse Elton ao explicar que o local também servirá como ponto de apoio e acolhimento para jovens universitários e secundaristas que moram no interior e nas comuidades indígenas, uma vez que o Levante reúne jovens de várias realidades, como negros, indígenas, rurais e da periferia dos centros urbanos. A partir dessa aglutinação de jovens de vários movimentos sociais, a ideia é que o espaço se torne um movimento de base.

Outro projeto é o reforço do Cursinho Popular do programa Podemos +, com aulas gratuitas destinadas a quem vai prestar o vestibular ou fazer o Enem, mas não tem condições de pagar um cursinho particular. Conforme Letícia Barbosa, os integrantes do Levante, os quais são alunos de cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), estão se articulando para assumir o Diretório Central dos Estudantes, entidade que tem um amplo espaço que precisa de reforma para abrigar as aulas do cursinho do Podemos+.

A deputada Joenia é uma parceira do Cursinho Popular e se comprometeu em estudar uma forma de contribuir com o fortalecimento desse programa, que vem funcionando desde o ano passado e já beneficiou 30 jovens que participaram dos cursinhos gratuitos.  O Levante tem nesse programa mais um instrumento de formação visando transformar a sociedade para que os jovens lutem pelos seus direitos e pela inclusão social, com fomento do movimento de massa dos jovens brasileiros.

O grupo do Levante também faz parte da Frente Brasil Popular, que tem a finalidade de incluir os jovens no debate político, especialmente neste momento em que há um governo que abertamente atua contra os direitos das minorias. Neste sábado,  12, a Frente irá realizar uma "Marmitaço" no Centro Comercial Caxambu, com distribuição de marmitas e entrega de panfletos sobre conscientização do atual momento político do país, com retrocessos de direitos conquistados ao longo dos anos.

A deputada Joenia disse que é muito importante o papel que os jovens do Levante vêm fazendo com atuação na educação, na luta pelos direitos sociais e na formação política. "É importante o que vocês estão fazendo sobre a discussão política. Eu acredito neste processo de formação e de educação política. Se a gente começar a se unir e falar sério com as pessoas que o modelo de política não é o assistencialismo, com entrega de cesta básica, quem sabe fique na cabeça das pessoas e isso mude", disse.

Joneia lembrou que é a única parlamentar que vem defendendo os direitos sociais tanto para indígena quanto para não indígenas, porém, existem pessoas que desconhecem esse trabalho, por isso lembrou da importância dessa parceria com os jovens do Levante para que eles possam levar informações a um maior número de pessoas sobre a atuação do mandato indígena coletivo na Câmara Federal, visando unir esforços pela transformação social e política do país.