Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2022 02 27 at 12.45.33 1

 

Para celebrar os 10 anos de atividade do movimento social Levante Popular da Juventude, jovens militantes organizaram um debate sobre a conjuntura política nacional e local com a finalidade de discutir as próximas pautas de lutas da entidade. O evento foi realizado na Secretaria do Movimento dos Sem Terra (MST), no bairro Alvorada.

A deputada Joenia Wapichana (REDE) foi convidada a fazer uma análise da atual situação política no Congresso e os desafios do mandato coletivo indígena.  Para explicar como foi construído o mandato, falou de sua trajetória como ativista na advocacia em defesa dos direitos indígenas, depois de sempre ter estudado em escola pública, e relembrou como a candidatura foi construída, ao ser indicada pela Assembleia Geral dos Povos Indígenas.

Essa escolha na assembleia indígena é conhecida como "política do malocão", em que tuxauas, jovens, mulheres e outras lideranças fazem longas reuniões para tomar decisões. Ao brincar que os indígenas gostam de reunião, Joenia elogiou os jovens ali reunidos e destacou que essas reuniões dão resultado, sim, os incentivando a continuarem apostando na formação política para que surjam novas lideranças.

A deputada fez uma leitura sobre a conjuntura política, apontando um Congresso que tem adotado uma pauta de desmonte apresentada pelo governo Bolsonaro aos direitos indígenas, facilitando o avanço do garimpo ilegal, enfraquecimento de órgãos públicos responsáveis por políticas sociais e defesa do meio ambiente, além de retirar direitos dos trabalhadores brasileiros.

Um dos coordenadores do Lavante, Elton Carvalho, mediou o debate, direcionando perguntas para a deputada Joenia e analisando a importância do mandato indígena para a defesa não só dos direitos indígenas, mas das pautas sociais e de resistência ao governo Bolsonaro. "É por isso que um de nossos desafios é lutar para manter o mandato indígena", afirmou.

Ao encorajar os jovens na luta pela formação política como instrumento de transformação da política, Joenia convidou os jovens a fazerem um intercâmbio com jovens indígenas, o que foi aceito imediatamente pela educadora do Levante, Darlene Moraes, que disse que tem a luta dos povos indígenas como uma referência de organização em favor de seus direitos. 

Joneia já teve outros encontros com os representantes do Levante Popular da Juventude, quando tem lembrado que é a única parlamentar que vem defendendo os direitos sociais tanto para indígenas quanto para não indígenas, por isso tem depositado confiança nos jovens para unir esforços em favor da transformação social e política do país.