Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2021 08 15 at 10.46.40

Um grupo de jovens participou de uma conversa com a deputada Joenia Wapichana (REDE), na tarde deste sábado, 14, na Representação do Gabinete Parlamentar em Boa Vista. A pauta do encontro foi discussão sobre propostas direcionadas especialmente à defesa do meio ambiente e projetos de energia renovável nas comunidades indígenas de Roraima.

A preocupação do grupo é com o desenrolar da política adotada pelo atual governo que desmonta a proteção ao meio ambiente e os direitos dos povos indígenas. Eles fizeram questão de firmar apoio à atuação da única parlamentar indígena no Congresso que tem atuado a favor não apenas dessas questões, mas também na luta pela garantia dos direitos das populações mais pobres e das minorias.

WhatsApp Image 2021 08 15 at 10.46.41

Participaram da conversa os jovens Wellthon Rafael Aguiar Leal, Tailon Almeida, Davi Ramos, Baronso Lucena e Irmânio Sarmento de Magalhães. Eles apresentaram ideias que contrapõe ao atual sistema de fornecimento de energia fóssil, que além de altamente poluente também encare a produção das comunidades pelo alto custo de produção que usa combustível.

Irmânio Magalhães disse que a ideia é construir sistema de energia renovável, como solar, eólica e hidráulica, com a construção de pequenas usinas de baixo impacto ambiental e de baixíssimo custo. A deputada disse que esse tema já vem sendo discutido pelos povos indígenas desde 2013, por meio do Conselho Indígena de Roraima (CIR), e também pelo seu mandato na Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia e Comissão, além da Comissão de Minas e Energia, das quais ela faz parte.

O grupo também mostrou preocupação com a situação dos jovens, especialmente os indígenas, por isso também mostrou interesse em discutir esse tema para apresentar proposta, em especial ao grupo GLBTQIA+, que sofre não apenas com a falta de políticas públicas, mas também discriminação e homofobia. 

A deputada Joenia reforçou que está atenta a estes problemas, porque tem recebido demandas dos grupos de jovens indígenas das comunidades, inclusive direcionando emenda ao setor de direitos humanos e cidadania para debater estas questões.

Fotos: Lohanna Chaves