Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

O novo coordenador da Organização dos Povos Indígenas de Roraima (Opirr), Enilton André da Silva, esteve com a deputada Joenia Wapichana (REDE), na manhã desta terça-feira, 25, na Representação do Gabinete Parlamentar em Boa Vista. A conversa foi sobre os desafios da nova coordenação, eleita em dezembro passado, e a atuação do mandato coletivo em favor da educação indígena.

Ao parabenizar pela eleição e deixar o seu Gabinete em Roraima à disposição para auxiliar os trabalhos da Opirr, a deputada fez questão de lembrar que sua principal atuação é como legisladora em favor dos direitos indígenas, incluindo a educação.

A deputada destacou que já destinou R$44 milhões somente para obras de reforma e ampliação das escolas indígenas, além de compra de mobílias e construção de quadras esportivas, o que vai garantir melhoria nas condições de trabalho dos professores e do aprendizado dos alunos.

Conforme a deputada, foram dois anos direcionando toda a emenda de bancada para a educação, beneficiando 100 escolas de comunidades indígenas de todas as regiões do Estado. As escolas foram indicadas por uma comissão presidida pela Opirr, que consultou as comunidades e apresentou a lista de prioridades para que fossem beneficiadas com as obras executadas pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), órgão para o qual foram direcionadas as emendas.

"A Opirr tem um potencial muito grande de desenvolver uma série de políticas públicas e tem uma demanda muito grande", disse Joenia ao relembrar que uma de suas primeiras decisões, ao assumir o mandato coletivo indígena, foi reunir as organizações indígenas, entre elas a Opirr, para um diálogo a fim de saber de suas demandas, desafios e prioridades junto às comunidades. Foi assim que surgiu a parceria para a indicação das emendas para a educação indígena.

A parlamentar lembrou que cada organização tem um pensamento diferente, por isso foi importante essa conversa em busca de parcerias visando romper com as práticas da velha política, que é um dos principais desafios do mandato. Na conversa com o novo coordenador da Opirr, foram reafirmados a parceria e os desafios em favor de uma educação que foi abandonada por 30 anos, sem investimento. Joenia lembrou que foi a única parlamentar roraimense, até agora, a destinar emendas para a educação indígena.

"São grandes os desafios que teremos pela frente e temos na deputada Joenia uma parceira de luta que conhece e reconhece os direitos educacionais. Portanto, estamos aqui para reforçar esse trabalho e conhecer as demandas que ela tem pleiteado no Congresso em prol da educação indígena do Estado de Roraima", disse Enilton André, que tem 43 anos de atuação junto à educação indígena e também foi um dos fundadores da Opirr na década de 1990.

O coordenador estava acompanhado da secretária da Opirr, Lisnara Lima.

Minha atuação na causa indígena não é de agora, minha trajetória tem mais de 20 anos em defesa dos direitos povos indígenas do Brasil.coordenadoropir.jpg