Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2022 02 14 at 09.35.40 1

Fotos: Lohana Chaves 

Estudantes da Comunidade Indígena Enseada, na Região das Serras, no Município do Uiramutã, fizeram uma recepção tradicional, com cantos e danças, para a deputada Joenia Wapichana (REDE), na manhã de sábado, 12. A comunidade aproveitou o momento para apresentar demandas na área de saneamento e abastecimento de água. 

Adolescentes e crianças da Enseada também exibiram cartazes que chamavam a atenção para os principais desafios dos povos indígenas no atual cenário político, como o Projeto de Lei 6299/2005, chamado de "PL do Veneno", que abre as portas para uso indiscriminado de agrotóxico na produção de alimentos. Esse projeto foi aprovado na quarta-feira, 09, na Câmara com Joenia votando "não" e protestando contra a proposta em plenário.

Os cartazes protestavam contra a mineração, projetos que incentivam a destruição ambiental e que ameaçam os direitos dos povos indígenas. Ao elogiar os cartazes com mensagens críticas que mostram o cenário atual da política brasileira, a deputada Joenia defendeu a vacinação das crianças, especialmente as indígenas, que estão sem situação mais vulneráveis, apontando a imunização como um ato de sobrevivência das comunidades indígenas. 

 No malocão comunitário estavam lideranças de outras comunidades, como o tuxaua da Comunidade Pedra Branca, Jaime Leandro Rafael, e o tuxaua da Comunidade Bom Futuro, Reinersson Miguel Galé, que também é coordenador regional da Comunidade Ticoça. Eles foram convidados para receber informações sobre a atuação do mandato coletivo.

Joenia aproveitou a presença das lideranças para fazer uma análise da situação política do Brasil, que é desfavorável para os povos indígenas e o meio ambiente. Falou sobre a atuação do mandato na defesa dos direitos indígenas, na Câmara, e fez um resumo das indicações de emendas parlamentares para a Região das Serras.  Disse que, apesar de sua principal atuação ser na defesa dos indígenas e da população brasileira em geral, na fiscalização do Executivo e propondo leis, ela tem atuado em ações propositivas.

Dentro das indicações de emendas, a Comunidade Enseada foi beneficiada com a obra de reforma da Escola Estadual Indígena Ko'ko Isabel Macuxi, que também receberá mobílias novas para as salas de aula. O processo está em andamento na Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), órgão para o qual foram destinadas emendas para obras de reforma, ampliação, mobílias e quadras esportivas que beneficiam 100 escolas indígenas.

A parlamentar explicou a respeito das demandas solicitadas pela comunidade, por meio de ofícios entregues a ela. Disse que sua emendas direcionadas para a Região das Serras, com recursos para a Prefeitura de Uiramutã,  podem contemplar Enseada nesses pedidos  para construção de banheiros sanitários e da rede de abastecimento de água potável, as quais são problemas sérios que precisam ser solucionados de forma urgente.

WhatsApp Image 2022 02 14 at 09.35.40 3

"É muito triste chegar às comunidades e não ter banheiro nem água", disse Joenia ao ter enfrentado situação semelhante na Comunidade Pedra Branca. Por isso, ela disse que vai defender que essas duas comunidades sejam atendidas dentro da emenda de 2021 destinada à saúde, no valor de R$1,5 milhão, para a Prefeitura de Uiramutã investir em compras de canos para ampliar a rede de abastecimento de água e melhoria sanitária. A forma como será executada ainda será discutida junto às comunidades.

Ao explicar sobre a contemplação dessas demandas pelas emendas, Joenia pediu que as lideranças indígenas discutam e cobrem a execução dessas obras. Disse que as lideranças  têm o importante papel de acompanhar a execução dessas emendas. "Meu papel foi indicar e agora cabe a cada órgão executar. Se essas obras não forem executadas, quem vai ser prejudicada é a comunidade", disse. 

"Tuxauas, quero dizer a vocês que não se sintam como se estivessem pedindo favor. Essas obras estão previstas nas minhas indicações e vocês não estão pedindo favor nenhum ao cobrar a execução das emendas", complementou a parlamentar.