Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

 

Cidade

Ao encerrar sua agenda de fim de semana em Roraima, na manhã deste domingo, 04, a deputada se reuniu com indígenas em contexto urbano em Boa Vista. A conversa foi organizada na residência do artista plástico indígena Bartô, no bairro Nova Cidade, que reuniu familiares, vizinhos, amigos e lideranças que atuam em movimentos indígenas.

Acompanhada de sua equipe de assessores do Gabinete em Boa Vista, Joenia comentou que a casa do Bartô já se tornou um Espaço de Diálogo, onde tem oportunidade de levar informações sobre seu mandato coletivo indígena e de ouvir ideias que possam contribuir para melhorar sua atuação parlamentar não só em favor dos povos indígenas, mas de todo o Estado.

Para os que não a conheciam, Joenia fez uma breve histórico de sua atuação em favor dos povos indígenas, como advogada formada na primeira turma de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR), explicando como surgiu sua candidatura, indicada pela Assembleia dos Povos Indígenas como fruto da "Política do Malocão", em que todas as decisões são tomadas em conjunto.

"Minha forma de fazer política é diferente", disse ao destacar que vai ao encontro das pessoas para prestar conta de seu mandato e ouvir propostas. Ela explanou sobre sua atuação na Câmara, especialmente em favor dos povos indígenas, mas lembrou que seu mandato também atua por todos, a exemplo de sua luta contra a Reforma Administrativa que retira direitos garantidos dos servidores públicos.

Cidade 2

Joenia agradeceu o apoio que recebeu das pessoas por sua atuação contra o Projeto de Lei 490, que impede novas demarcações de terras indígenas, quando ela recebeu ataques de parlamentares, inclusive um de Roraima, que tentaram desqualificá-la dizendo que ela não representaria os povos indígenas. "Recebi muito apoio e mensagens de solidariedade, tanto de pessoas de outros estados como também das comunidades indígenas”, lembrou.

Ao abrir para a fala dos presentes, a deputada também recebeu mensagens de apoio e incentivo. Um deles foi Edval José Brasil de Pinho, da Comunidade Barro Vermelho, que disse estar acompanhando sua atuação não só em favor dos povos indígenas. Lembrou que Joenia foi a única parlamentar a se posicionar contra a redução no valor do Auxílio Emergencial.

A ativista do movimento das mulheres indígenas na Organização dos Índios na Cidade de Boa Vista (ODIC), Nelina Manduca, também elogiou a atuação de Joenia e defendeu a valorização da cultura, especialmente o resgate da língua materna como forma de fortalecimento do movimento indígena na cidade.

Outro que se posiciono foi Williams Manduca da Silva, da Comunidade Malacacheta. Ele disse que ouviu as pessoas de sua comunidade comentando sobre a luta da deputada em favor dos direitos dos povos indígenas e destacou que estava ali para agradecer sua atuação parlamentar. "Estamos apoiando a deputada", afirmou.

A deputada encerrou sua fala pedindo que os indígenas sejam fortes para enfrentar os desafios, inclusive pediu que os povos indígenas que não a deixem sozinha em seu mandato, apoiando e propondo. "Nesse país, é muito difícil ser indígena, principalmente diante da grande discriminação e racismo que precisamos enfrentar", disse.