Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

Começou hoje, 3, a agenda da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) na Conferência Global sobre Mudanças Climáticas, que ocorre na Escócia, desde o dia 31 de outubro e segue até o dia 12 de novembro. A deputada compõe a delegação oficial de 11 parlamentares da Câmara. Toda programação ocorre no espaço oficial da COP 26, nos pavilhões destinados às diversas atividades. 

Pela manhã, em live no seu perfil no instagram com o deputado Nilto Tatto (PT-SP), comentou sobre as perspectivas de participação na COP e as pautas discutidas no primeiro dia da Conferência. Ontem, 02, foi anunciado o acordo dos países Reino Unido, Noruega, Alemanha, EUA, Países Baixos e 17 doadores privados norte-americanos, para apoiar os povos indígenas com 1, 7 bilhão de dólares ( 9, 66 bilhões de reais). 

Para o deputado Nilto Tatto, o acordo foi um reconhecimento aos povos indígenas que já são os guardiões da maior parte da biodiversidade e da floresta. “É o reconhecimento que vocês, povos indígenas, já vinham chamando atenção. Vocês protegem a maior parte da biodiversidade, da floresta e sempre foi assim no Brasil”, disse à deputada Joenia, com a expectativa de que o acordo se concretize. 

A deputada concordou que foi positivo a discussão, mas sentiu falta de mais compromissos internacionais voltados ao monitoramento territorial, porém espera que haja avanços. “A gente precisa avançar. Todos os  compromissos que a COP traz é no sentido de incluir e o Brasil tem que estar nesse compromisso”, reivindicou a deputada. 

RR

Joenia também encontrou com lideranças indígenas do Brasil, como Maurício Yekuana, da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Sineia Bezerra do Vale e Jessica Maria, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Simone Karipuna, da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP), Puyr Tembé, da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FPIPA), e Valerya Paye, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), que compõe a delegação de mais de 40 indígenas do Brasil. 

Além disso, teve um encontro com o relator da ONU sobre água e saneamento, Pedro Arroho Agudo. Acompanhou os eventos temáticos: Uma visão de financiamento climático de povos indígenas e comunidades locais; e O papel dos povos indígenas e de suas comunidades e soluções baseadas na natureza. 

relator

Amanhã, 04, Joenia participará de uma palestra com o tema “Como o Congresso Nacional do Brasil pode facilitar o acesso de financiamento climático e ajudar a apoiar as ações de adaptações e mitigação dos povos indígenas”, além dos painéis:  Justiça Climática Áreas de Discussão - garantir a equidade para mulheres em países em desenvolvimento, usando o Brasil como estudo de caso; a Ascensão e a influência do ativismo jovem na justiça climática;  e Qual é o papel das empresas para garantir a justiça climática para todos? 

Ainda amanhã, no período da tarde, a deputada participará do evento “Iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030”. Para o dia 05, está prevista uma agenda com a Ministra do Interior dos Estados Unidos, Deb Halland, que ainda falta confirmar, e evento sobre garimpo, mineração e os impactos em terras indígenas, com a instituição WWF. 

No dia 06, ela participa do Caucus Indígena, Marcha da COP 26 e encontro de parlamentares e sociedade civil, promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCs). No último dia da sua participação da COP, 07, além do Causus Indígena, Joenia participará do evento da Green Alliance no debate “People’s Summit: Um Global Green New Deal e como ganhá-lo: lições do movimento e políticos progressistas”. 

 Imagens: Acervo/ Dep. Joenia Wapichana