WhatsApp Image 2022 06 28 at 18.04.44

Para acompanhar os resultados e avanços de projetos apoiados com emenda parlamentar executada pela Embrapa/RR, a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) visitou a comunidade indígena Kawe, localizada no município de Pacaraima, uma das Unidades Demonstrativas (UDs) que recebeu estrutura completa contendo viveiros, painel solar e composteira e tanques de sisteminha. A visita ocorreu nesta segunda-feira, 27, com a presença do Chefe-geral da Embrapa, Edvan Alves e o Analista Técnico, Lourenço de Souza.

A deputada foi recepcionada pelos jovens, crianças e mulheres e demais lideranças indígenas, com danças e cantos tradicionais na língua Macuxi. O Tuxaua da comunidade, Anízio Pedrosa, deu boas-vindas à deputada, ao Chefe-geral da Embrapa e demais membro da comitiva, Geisel Bento Julião, Alichard de Lima e Bartô Macuxi.

“É uma honra muito grande receber a senhora em nossa comunidade, deputada”, disse Anízio, ao recebê-la. “A sua emenda contribuiu muito com as oito comunidades indígenas beneficiadas. Os nossos produtores estão sendo protagonistas do seu trabalho”, ressaltou o Tuxaua, ao falar sobre os resultados dos trabalhos na comunidade.

WhatsApp Image 2022 06 28 at 18.12.22

Anízio também ressaltou a necessidade de mais apoio para continuar com os trabalhos e a preocupação com a manutenção dos resultados obtidos com o projeto que está sendo executado. Resultados como a produção de banana, café orgânico e outros produtos.

Ao chegar na comunidade, a deputada pôde acompanhar o resultado do projeto através da produção de banana, exposta na mesa para degustação. Ao falar sobre sua atuação, Joenia destacou os resultados da parceria com a Embrapa, sua atuação na defesa dos direitos dos povos indígenas e emendas destinadas às comunidades indígenas da Terra Indígena São Marcos na área da educação, saúde e sustentabilidade.

A reunião contou com a presença do presidente da Cooperativa dos Agricultores Indígenas do Estado de Roraima (Copiagi), Zenilton Francisco Saldanha, que atua com agricultores das regiões, Baixo, Médio e Alto São Marcos, além de outras comunidades indígenas, como a Serra da Moça. A Cooperativa é atendida por meio de emenda destinada à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para compra de produtos agrícolas e também acompanha os projetos executados na comunidade Kawe.

“Estamos com variedade de teste e a gente verá os resultados. Isso só está fortalecendo a nossa agricultura, não só do café, mas de outros produtos como a banana. A gente fica alegre com os resultados e o incentivo dado à Cooperativa”, frisou Zenilton.

O Chefe-geral da Embrapa, Edvan Alves, ao destacar as ações do órgão destinada a gerar benefício para a sociedade e comunidades, agradeceu a comunidade pelos resultados positivos e o uso responsável do recurso destinado pela deputada por meio de emendas.

“Nós temos que agradecer a essa comunidade que, com responsabilidade tem recebido os aportes financeiros que a deputada Joenia tem disponibilizado através da Embrapa para que a gente pudesse melhorar as condições. A Embrapa está simplesmente cumprindo com a sua missão. Mas vocês acolheram esse projeto e eu vou pedir que continuem”, destacou Alves.

Edvan ressaltou sobre a preocupação de continuar com o trabalho iniciado. “Nós precisamos continuar para que os jovens possam estar aqui, continuar e vislumbrar um futuro a partir daqui. Esse é o nosso compromisso”, ressaltou o Chefe-geral sobre os resultados, mas também continuidade dos projetos.

Ao agradecer pela recepção, almoço coletivo farto com produtos que são resultados do projeto, como a banana e o café, a deputada Joenia frisou que o mandato coletivo chegou em um momento onde os povos indígenas estavam “com muita sede de política públicas, sede de justiça e de implementação”. Destacou que uns dos focos do mandato é a sustentabilidade.

WhatsApp Image 2022 06 28 at 18.24.54

“Sempre tenho dito que uma das bandeiras do mandato é a sustentabilidade. Essa que vimos hoje aqui e comemos. Mas a preocupação é a continuidade, porque sustentabilidade não é só uma vez. É você ter força para manter, isso se chama sustentabilidade”, comentou sobre a importância de a comunidade continuar com o projeto e conseguir manter a sustentabilidade.

A deputada fez um breve histórico sobre o começo das discussões relacionadas aos projetos que seriam desenvolvidos pela Embrapa, tendo como foco o fortalecimento da sustentabilidade das comunidades indígenas. “Nós podemos manter a nossa mesa farta, podemos ter segurança alimentar e nós podemos, inclusive, exportar se quisermos. Então é um sonho que aos poucos vamos dando os passos. Essa sustentabilidade que vocês tanto anseiam, também é o meu sonho”, destacou a deputada.

Aproveitou para reforçar sobre a sua atuação no Congresso Nacional, com destaque para a defesa dos direitos dos povos indígenas e direitos sociais. Joenia foi a única parlamentar de Roraima a votar contra a Reforma da Previdência, Privatização da Eletrobrás e recentemente, contra o Projeto de Lei 4188/21, do Executivo, que institui o ‘marco legal das garantias de empréstimos’ que autoriza bancos retirarem o imóvel de famílias inadimplentes. Ou seja, empenhora o único bem da família que é o imóvel.

Após a reunião, fizeram visita no local de instalação do viveiro de mudas, hortaliças e frutíferas, sisteminha e painel solar.

WhatsApp Image 2022 06 28 at 18.05.14 Recurso - Nos anos de 2020 e 2021, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa/RR), recebeu o valor de R$ 1, 2 milhão de emenda parlamentar da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), para investir em produção de mudas, tanques de peixe, criação de animais de pequeno porte e poços artesianos, beneficiando 13 comunidades indígenas e três Unidades Demonstrativas (UDs).

O investimento também contemplou três Unidades Demonstrativas (UDs) que receberão estrutura completa (viveiros, painel solar e composteira, galinheiros e tanques de sisteminha): Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS); comunidade Kawe (Pacaraima); e Serra da Moça, na região Murupu, em Boa Vista. Com o recurso, a instituição também adquiriu um veículo que é utilizado pela equipe técnica para realizar atividades nas comunidades indígenas.

WhatsApp Image 2022 06 28 at 18.28.03

Painel solar para o funcionamento do sistema de irrigação