Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

 

Ministro

                                                                                                                                                                  Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve hoje, 17, na reunião da Comissão de Educação (CME) para prestar esclarecimento acerca da crise no INEP e as condições para realização do Enem 2021, entre outros assuntos relacionados ao setor.

Na ocasião, a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) falou sobre a educação escolar indígena, que passa por um grande retrocesso, conforme destacou em sua manifestação. Ela citou a realidade do Prolind, que é o programa de apoio à formação superior de professores que atuam em escolas indígenas de educação básica.

Os saberes indígenas em risco, recurso diminuindo a cada ano, desrespeito aos direitos constitucionais, professores indígenas desrespeitados, línguas indígenas desvalorizadas foram os retrocessos apontados pela deputada, que questionou o ministro sobre os planos do MEC para a educação escolar indígena.

“Quais são as ações e planos que o MEC tem desenvolvido para a educação escolar indígena, principalmente para colocar em práticas as deliberações que já existem da Conferência?", perguntou ao ministro.

Joenia manifestou-se contra os retrocessos relacionados à educação em geral, como o que ocorre com o INEP. “Os princípios constitucionais já existem e são bastante claros", destacou, ao cobrar que seja feita uma política de Estado, e não de Governo.

Reforçou que os povos indígenas já têm seus direitos garantidos na Constituição. “Quero deixar aqui que os povos indígenas fazem parte da sociedade brasileira, já têm seus direitos garantidos na Constituição, na própria LDB, por isso coloco essa situação”, reforçou.

A deputada também pediu o posicionamento do ministro sobre as cotas, ponto também cobrado pelo deputado Bira do Pindaré (PSB-MA).

Milton Ribeiro respondeu à deputada que tinha se preparado para falar sobre o Enem e não tinha conhecimento de todos os programas.  Informou que esteve recentemente em Roraima, onde liberou R$1 milhão para a construção de uma escola.