Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2021 10 04 at 22.42.34

Lideranças de todas as comunidades indígenas da Região Serra da Lua, que abrangem os municípios de Bonfim e Cantá, participaram do Seminário Regional sobre Políticas Públicas, com o tema "Conquistas e Desafios dos Povos Indígenas Frente à Política Partidária". Foram quatro dias de discussão, de 29 de setembro a  2 de outubro,  no Barracão do Centro Comunitário da Comunidade Tabalascada, no Cantá.  

A presença da deputada Joenia Wapichana (REDE) no terceiro dia de evento,1º de outubro, não representava apenas a participação de uma parlamentar indígena, a única mulher indígena no Congresso Nacional. A deputada é o  resultado concreto da política indígena que decidiu, na "política do malocão", ter uma mulher indígena na Câmara Federal. "É o desafio cumprido de ter uma representante indígena", avaliou Joenia.

A deputada falou que o seminário tinha o desafio de avaliar não somente a conquista da eleição de Joenia Wapichana, única parlamentar da REDE no Congresso, mas uma conquista dos povos indígenas na política partidária. "Temos que celebrar. Essa conquista foi muito além da questão indígena, mas como instrumento de uma conquista e de uma estratégia", disse ela ao lembrar que essa estratégia também foi responsável por eleger o vice-prefeito de Bonfim, Mário Nicácio, que também estava presente ao evento.

Joenia explicou que esse desafio de um mandato indígena na política partidária não é só dela, indicada como candidata pela Assembleia Geral dos Povos Indígenas, ou de Mário Nicácio e do prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benísio (REDE), eleitos também como estratégia da "política do malocão", mas um desafio que deve ser assumido pelos povos indígenas. "Ali foi testada nossa força como povos indígenas de Roraima. Foram testados todos os que decidiram na Assembleia Indígena dos Povos Indígenas de eleger um representante indígena", destacou.

WhatsApp Image 2021 10 04 at 22.36.51

A deputada disse que foi um passo importante e que acabou sendo estratégico não só para os povos indígenas de Roraima, mas para os povos indígenas de todo o Brasil, uma vez que o país vive tempos de grande conturbação para toda a sociedade, e não apenas para os indígenas. 

Joenia lembrou que a Câmara Federal não tem apenas uma bancada anti-indígena (inclusive lembrou foi atacada por um deputado de Roraima que disse que ela não representava todos os indígenas), mas também que ataca direitos sociais, direitos humanos, direitos da mulher e que tenta retirar garantias dos servidores públicos e direitos sociais da população. 

Ao comentar sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 que tenta acabar com o concurso público no país, também alertou sobre a crise econômica que o país está passando, com o aumento dos preços, inclusive da carne, a falta de emprego para os jovens, educação pública fragiliza e outros desmontes cometidos pelo atual governo. 

A deputada afirmou que se elegeu dentro desse contexto de ataques aos direitos dos povos indígenas e da população brasileira. Caso ela não estivesse lá, no Congresso, como primeira mulher indígena eleita deputada federal e única parlamentar indígena no Brasil, não haveria ninguém para falar pelos indígenas e pelos mais vulneráveis do país. "Temos vitórias a comemorar, por poder falar por nós mesmos, poder  defender os povos indígenas e propor", comentou.

O coordenador regional da Serra da Lua, tuxaua Clóvis Ambrósio da Silva, complementou a fala da deputada. Além de ter sido pioneiro na defesa dos direitos indígenas na saúde e em defesa da demarcação de terras indígenas, Clóvis também foi quem incentivou Joenia a aceitar a indicação de seu nome pela assembleia indígena. Ele também fez perguntas sobre o andamento das emendas da deputada para as comunidades indígenas da região, as quais foram detalhadas por Joenia.

WhatsApp Image 2021 10 04 at 21.57.30

Deputada Joenia é recepcionada por lideranças da região, o vice-prefeito de Bonfim, Mario Nicacio e o vereador Nonato. 

 

Fotos: Lohana Chaves