Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

feira

As comunidades indígenas da Região do Alto Cauamé, no Município do Alto Alegre, realizaram a I Feira Regional de artesanatos, medicina alternativa e produtos agrícolas, realizada na sexta-feira, 03, e sábado,04, na Comunidade Raimundão 2. O evento contou também com provas esportivas, com modalidades específicas da cultura indígena, com arco e flecha, da murida mais ardilosa e queima dos olhos com pimenta.

Como convidada, a deputada Joenia Wapichana (REDE) esteve presente, na manhã de sábado, para prestigiar o evento e conhecer a potencialidade produtiva da região, que faz parte de  uma das linhas de atuação do mandato no direcionamento de emendas para atividades de autossustentação dos povos indígenas. Visitou todas as barracas de culinária, artesanato, produtos agrícolas e animais de criatórios próprios.

Ao agradecer a recepção, feita com danças indígenas, Joenia disse que a feira é uma demonstração do que os povos indígenas têm a oferecer a partir de seus projetos de sustentabilidade e que, como cidadãos brasileiros, merecem a atenção para essa produtividade. "O que muitas vezes falta é investimento. Essa feira mostra uma parte dessas soluções, por isso merece atenção", afirmou Joenia.

feira 1

A deputada afirmou que está trabalhando para que esse mandato indígena possa ser uma ferramenta para contribuir para o desenvolvimento dos povos indígenas. "Estamos trabalhando para que seja assim, para que tenha a participação indígena e para que possa levar informações para as comunidades, além de ser um instrumento de defesa dos direitos dos povos indígenas", afirmou.

Participaram da feira, com a exposição de seus produtos, três das quatro comunidades da Região (Sucuba, Arapuá e Raimundão 2), além de artesãos e vendedores das vilas São Silvestre e Recreação, que são parceiros das comunidades. 

O coordenador regional dos Tuxauas, Dorgival Caetano, que também é tuxaua da Comunidade Sucuba, disse que foram 38 expositores em 22 barracas, a maioria ofertando produtos de suas comunidades, como feijão, milho, farinha, mandioca, goma, aves e bovinos. "Mas a medicina tradicional e o artesanato também mostraram sua força", disse.

feira 2

Conforme Dorgival Caetano, nos últimos anos o artesanato tem se fortalecido por toda região, o que possibilitou uma farta oferta de produtos em barracas instaladas na feira. Disse que já foram realizadas três oficinas comunitárias e uma regional, a partir das quais surgiram multiplicadores para ensinar mais jovens e mulheres nas comunidades. 

O coordenador afirmou que agora os artesãos estão se preparando para participar das oficinas que serão ofertadas pela Secretaria Estadual do Índio (SEI), órgão parceiro do mandato indígena que foi beneficiado com emenda parlamentar da deputada Joenia para construir um Centro Cultura e de Formação Indígena.

Fotos: Lohana Chaves