Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2022 06 05 at 15.15.30 1

 

Neste sábado (04), a deputada federal Joenia Wapichana participou da assembleia extraordinária da Organização dos Professores indígenas de Roraima (Opirr), na comunidade Três Corações, município de Amajari, ao Norte de Roraima.  

Mais de mil professores das diversas regiões indígenas do estado estiveram presentes debatendo temas como “Fortalecimento da Opirr”, “Luta em defesa dos trabalhadores em educação indígena”, “Formação Superior indígena” e “Eleições 2022”.

A deputada participou da mesa sobre Eleições 2022 com outros parlamentares e pré-candidatos indígenas ao pleito deste ano. Durante sua fala, Joenia destacou que desde o início do seu mandato as áreas da educação, sustentabilidade e saúde são prioridades. Sendo a única parlamentar de Roraima que mais investiu em educação. Somente para as escolas indígenas estaduais foram mais de 44 milhões de investimentos em reforma, ampliação e compra de mobilhas, ainda em execução, e quase dois milhões de investimento na educação no Instituto Federal de Roraima (IFRR) e mais quase dois milhões no Instituto Insikiran da UFRR.     

WhatsApp Image 2022 06 05 at 15.15.32

“O tema da educação é de responsabilidade nossa como parlamentar. Educação do meu mandado coletivo tem sido prioridade, porque a educação abre muitas portas, inclusive para mim, que sou advogada. Se eu não tivesse uma oportunidade de ir para uma universidade pública, talvez não estaria preparada como estou aqui como a única e primeira mulher indígena deputada federal do país, de Roraima. Uma conquista da luta dos povos indígenas”.

Joenia ainda destacou a falta de compromisso do atual governo de Bolsonaro, que em decreto no final do mês de maio, bloqueou R$ 8,2 bilhões das despesas do Orçamento de 2022. O bloqueio atinge o orçamento da Educação, Saúde e Ciência.

“Estamos no governo que é anti-indígena, anti-ambientalista, anti-direitos humanos que encaminhou o corte do orçamento público, que vai atingir, principalmente a educação, o salário dos professores. Leiam e acompanhem esses ataques todos os dias”.

Denúncia

No encerramento das falas dos parlamentares e pré-candidatos indígenas, duas lideranças da comunidade do Pium, Região Tabaio, no município de Alto Alegre, denunciaram o ataque sofrido naquela região durante a manhã de sábado (04) e pediram providências.

O malocão comunitário, onde ocorreria uma reunião nos próximos dias, foi incendiado. Segundo informações das lideranças, jagunços a mando de fazendeiros são responsáveis pelo crime. A área já vem sofrendo ataques desde o ano passado e os indígenas estão sendo impedidos de construírem no local.

A deputada Joenia pediu para que uma carta denúncia seja elaborada pela OPIRR a partir da denúncia das lideranças e encaminhada as autoridades. Ela também se comprometeu a denunciar. “Eu vou denunciar essa grave situação às autoridades para que tomem providencias. Nós conhecemos a história de luta do nosso povo aqui do Amajari, das comunidades dos Tabaio, Murupu e Serra da Lua. Não foi culpa de os indígenas terem terras em ilhas. Foi uma irresponsabilidade do Governo Federal”.

WhatsApp Image 2022 06 05 at 15.15.31 1

Ela ainda se solidarizou com todos os indígenas que foram afetados com mais esse ataque a vida e a dignidade dos povos indígenas. “A mesma dor que eles estão sentido é a nossa dor. Vamos defender a vida porque toda vida importa. A vida dos povos indígenas importa. Eu fui eleita para defender a vida dos povos indígenas. Vocês podem contar com meu apoio”, finalizou.  

 Fotos e Texto: Evilene Paixão ( Colaboradora)