Justino

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu a produção agrícola de associações indígenas que foram beneficiadas com recursos de emenda parlamentar destinados pela deputada Joenia Wapichana (REDE-RR) no exercício de 2020. Desta vez, entregaram seus produtos para a Conab a Associação dos Agricultores Familiares do Jabuti no município de Bonfim e a Associação dos Produtores Indígenas da Serra da Moça, do município de Boa Vista.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 19.25.50
A verba destinada pela deputada, no valor de R$744 mil, está sendo aplicada em projetos da agricultura familiar de Boa Vista, Bonfim e Pacaraima, aprovados pela Conab no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS). Foram contempladas quatro associações indígenas que vão receber por 461 mil quilos de alimentos que serão entregues a entidades assistenciais, as quais fazem 100 mil atendimentos a pessoas em insegurança nutricional.

Esta semana chegou a vez da Associação dos Agricultores Familiares do Jabuti entregar sua produção de macaxeiras que envolveu 12 produtores. Foram 5 mil quilos de macaxeira na primeira entrega recebidos pela Conab, e distribuídos imediatamente para o Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc), que irá distribuir para 30 mil consumidores que serão beneficiados com a entrega dos alimentos.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 19.25.37

O presidente da Associação, Fernando Luiz, disse que é a primeira vez que a comunidade entrega seus produtos para a Conab. A associação recebeu R$96 mil e seguirá entregando os produtos até atingir a quantidade correspondente ao valor recebido. Ele afirmou que pretendem continuar com essa parceria e que o recurso arrecadado na venda servirá para investir em insumos e em uma nova plantação.

"Antes os produtores vendiam por um preço abaixo da média e não tinham retorno positivo. Esse apoio através da emenda da deputada Joenia traz incentivo para continuar o trabalho", disse Luiz. "Temos dificuldade de escoar para fora do município. Quando conseguimos é por meio de um atravessador, o que diminui ainda mais o valor do produto. Quando todos souberam da emenda, ficamos animados porque sabíamos da garantia do retorno quando fosse colhido. E isso motivou a comunidade a plantar mais".

Com o recurso em mãos, a associação indígena estuda a compra de equipamentos que auxiliem no manejo, como um motor maior, encanação, gotejamento, para melhorar o cultivo da roça, e melhorar as condições de cada família da comunidade. Agora a comunidade planeja plantar manga, limão e laranja.
Segundo ele, quando falavam em entregar para órgãos e sobre recursos federais, a comunidade não acreditava porque tem enfrentado frustração no meio político. Mas, quando souberam que a deputada Joenia havia direcionado a emenda, a comunidade ficou animada e quis estar junto para acompanhar de perto.

"Os produtores têm seus sonhos e, graças a deputada, temos a oportunidade de conseguir o recurso para comprar nosso transporte, nosso alimento e melhorar nossas condições de vida dentro da comunidade", afirmou Fernando Luiz.

SERRA DA MOÇA - Outra entidade que começou a entregar sua produção esta semana para a Conab foi a Associação dos Produtores Indígenas da Serra da Moça, que receberá ao final das entregas R$112 mil pelo total da produção da associação.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 19.25.36
O produto também foi repassado ao Programa Mesa Brasil do Sesc, que irá beneficiar 30 mil consumidores inscritos em programas sociais. Isso significa que, além de beneficiar as comunidades indígenas que produzem, a emenda também contempla famílias de baixa renda nos 14 municípios do estado de Roraima, visando, principalmente, a melhoria da segurança alimentar.

O presidente da Associação, Justino Carlos dos Santos, disse que esse projeto é um sonho, pois conseguiu produzir e hoje entregar a produção com ajuda de parceiros como a deputada Joenia Wapichana. Ele espera que outras comunidades se espelhem nesse exemplo e também decidam produzir para contribuir com a autonomia dos povos indígenas. "Foi um primeiro passo importante. Outros moradores da comunidade estão vendo a produção e o sonho acontecendo", afirmou.

Um dos integrantes da Associação, Lailton André da Silva, lembrou que a comunidade possui cinco hectares de plantação e pensa em aumentar a produção com o valor arrecadado para melhoria do processo produtivo e da própria comunidade.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 19.25.51

Os produtores já possuem plantação de milho, melancia, maxixe e abóbora. Outro membro da Associação, Francelino, comentou que todos estão animados porque nunca um parlamentar havia destinado recurso que valorizasse a agricultura familiar do seu povo.