Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

wai

A Comunidade Xaary, na Terra Indígena Wai Wai, no Município de São João da Baliza, no Sul de Roraima, realizou na manhã de sábado(3),  uma solenidade para celebrar a entrega de um trator adquirido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), com recurso de emenda parlamentar da deputada Joenia Wapichana (REDE). 

Os convidados foram recepcionados pela banda musical da comunidade Xaary, acompanhada por adolescentes e jovens indígenas que cantaram uma música homenageando a deputada Joenia. Além de representantes de entidades e órgãos parceiros, estavam presentes o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, o prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benísio (REDE), e o coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Batista. 

wai2

O momento foi especial porque a entrega do trator representa um passo decisivo para melhorar a atividade de coleta de castanha-do-Brasil, a principal daquela etnia, e dará um impulso na produção agrícola e atividades econômicas sustentáveis desenvolvidas pelas comunidades Wai Wai.

A deputada Joenia afirmou que aquele momento não era apenas simbólico para marcar e celebrar a parceria do mandato com a comunidade Wai Wai e a Funai, mas também histórica porque se trata da concretização de mais uma emenda parlamentar destinada para aquisição do trator, principal demanda priorizada pelos Wai Wai.  O tuxaua da Comunidade Xaary, Zacarias Zakahai Wai Wai, e o presidente da Associação dos Povos Indígenas Wai Wai Xaary (APIWX), Valdeci Noro Wai Wai, conduziram a solenidade.

Ao agradecer a parceria com a Funai, Joenia Wapichana lembrou que sem a boa vontade do órgão executor não é possível concretizar a emenda destinada para atender às demandas das comunidades. A deputada rebateu o discurso anti-indígena de que "índio é preguiçoso" e disse que o projeto desenvolvido na Terra Indígena Wai Wai é a melhor resposta para mostrar que as populações indígenas produzem de forma sustentável e que, para aumentar a produtividade, só precisam de investimento.

A deputada Joenia afirmou que o projeto desenvolvido pelo povo Wai Wai precisa ser divulgado para que o mundo saiba da capacidade dos povos indígenas  em desenvolver atividades econômicas autossustentáveis, enquanto existe uma campanha de políticos para desmoralizar os povos indígenas e projetos de lei do governo que tentam abrir as terras indígenas para o agronegócio e o garimpo, bem como até impedir demarcações e retirar das comunidades as terras já demarcadas.

Aquisição de trator dará novo impulso a projeto que exporta 60 toneladas de castanha para grande empresa de SP

wai3

O projeto da coleta de castanha foi iniciado em 2009 pelas comunidades Wai Wai, que receberam treinamentos e acompanhamento. Mas a efetivação do projeto ocorreu apenas em 2017 com novas parcerias, a assessoria do Instituto Socioambiental (ISA) e apoio da Funai. 

Os Wai Wai deram um novo passo em 2018, chegando à coleta de 100 toneladas de castanha. Em 2020 foi dado início ao contrato com uma grande indústria de produção de pães de São Paulo, a Wick Bold, que compra 60 toneladas anuais de castanha dos Wai Wai. 

Conforme o assessor do ISA, Felipe Reis, a castanha é enviada para ser beneficiada em Belém (PA), antes de ser exportada para São Paulo. O ISA acompanha todo o processo, da coleta ao beneficiamento, inclusive financiou a construção de uma barracão para armazenamento da castanha.

Segundo ele, o trator adquirido com a emenda da deputada Joenia Wapichana irá melhorar não só a logística de transporte, como também ampliar os trabalhos em áreas inacessíveis e acabar com a dependência do pagamento de frete pelo transporte feito por não indígenas.

O trator também será imprescindível para aumentar a produção, uma vez que a coleta de castanha feita pelas comunidades atende a outras demandas além da exportação para São Paulo. 

O representante da Funai, o zootecnista Jovino Luiz Alba, disse que vem mantendo parcerias para garantir a efetivação do projeto de coleta de castanha e lembrou que os recursos são escassos, por isso enalteceu a importância dessa parceria com o mandato da deputada Joenia. Afirmou que as emendas contemplam, além do trator com carreta para transporte, aquisição de kits de casa de farinha, compra de ovinos e equipamentos agrícolas, projetos este que irão beneficiar outras comunidades indígenas.

Também estavam presentes no evento representantes do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR), parceiros do povo Wai Wai, e o vice-prefeito de São João da Baliza, Sebastião Pereira (DC). Todos os convidados puderam falar e suas mensagens eram traduzidas para as lideranças de nove comunidades presentes, incluindo Trombeta Maupera, que integra a terra indígena.

 

Fotos: Lohana Chaves