Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

 

trator 2
Investir nos projetos de sustentabilidade das comunidades indígenas é uma das propostas centrais do mandato coletivo indígena. Como resultado da atuação nessa linha, a Comunidade São Domingos, na Região Serra da Lua, no Município de Bonfim, foi beneficiada com a aquisição de um trator, adquirido com emenda parlamentar da deputada Joenia Wapichana (REDE), que irá permitir a melhoria da produtividade agrícola indígena.

A entrega do trator, adquirido pela Prefeitura de Bonfim, foi realizada na tarde de sábado, 20, com uma recepção da comunidade com cantos e danças indígenas feita por jovens, adolescentes e crianças. O tuxaua Marcos Eduardo da Silva, muito emocionado, agradeceu a deputada e disse que o veículo irá ajudar a melhorar a vida de todos, pois contribuirá para aumentar a produtividade. "É um momento histórico. Sempre esperamos ter esse trator, agora temos que valorizar", afirmou.

trator 1

O gestor da escola estadual indígena, Mário Dernison, lembrou que a conquista desse trator tem um significado mais amplo, de proteger as matas nativas que ainda existem, uma vez que  será possível trabalhar o plantio no lavrado sem precisar desmatar. "A escola é a favor do meio ambiente e do combate ao desmatamento, por isso tem o papel de conscientizar nossos parentes", disse.

Outras lideranças indígenas da Região Serra da Lua também falaram da importância de investir na agricultura indígena, como o coordenador regional dos tuxauas, Clóvis Ambrósio, e tuxauas de comunidades vizinhas, bem como o coordenador regional do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Batista, que sempre faz questão de frisar a importância do mandato coletivo indígena não só na garantia de emendas, mas principalmente na defesa dos direitos indígenas.

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas, e o vice-prefeito Mário Nicácio Wapichana foram entregar o trator na presença da deputada Joenia. Junto com o tuxaua e várias lideranças indígenas assinaram o Contrato de Cessão do Trator, onde estão contidas as obrigações para garantir o bom uso de um bem público. 

trator 4

"Quero agradecer, em nome de todo o Município de Bonfim e da comunidade, por esse recurso aplicado. É um trator que vai ajudar a comunidade para que possa fazer sua produção, plantar e colher, que é de muita importância. Obrigado, deputada Joenia, o povo agradece, em especial a Comunidade de São Domingos", disse o prefeito ao entregar a chave do veículo.

Depois de falar de sua atuação no Congresso contra propostas que são contra os direitos indígenas e de repassar informações sobre destinação de emendas para as comunidades indígenas de Bonfim, a deputada Joenia, comentou sobre a importância que representa a entrega do trator, o segundo adquirido por meio de suas emendas. O primeiro foi entregue à Comunidade Xaary, na Terra Indígena Wai Wai, no início do mês de outubro.

Destacou que essa conquista serve para mostrar também que as comunidades indígenas são plenamente capazes de utilizar os instrumentos para fortalecer a sua autonomia e a segurança alimentar. "Estamos vendo bastante crianças nessas comunidades, que vão precisar de um reforço na agricultura familiar indígena", acrescentou ao observar que o trator vai dar condições para trabalhar melhor o solo e, com isso, aumentar a produção agrícola, o que significará mais alimento na mesa das famílias indígenas.

trator 3

"Em parceria com a Prefeitura de Bonfim, essa emenda vem dar suporte à agricultura indígena, reforçar os projetos comunitários e apoiar as comunidades vizinhas nas plantações que já existem. As comunidades indígenas são capazes em sua produtividade, o que falta é investimento, acesso às políticas públicas. É mais uma realização das demandas da comunidade que vêm colocando sua necessidade para as autoridades", complementou.

Fotos: Lohana Chaves e Pablo Magalhães