Houve mais uma entrega do projeto de ovinos adquirido com emenda parlamentar da deputada federal Joenia Wapichana (Rede), nesta quinta-feira, 31. Desta vez, foi na comunidade indígena Xumina, região da Raposa, município de Normandia.
A comunidade recebeu 32 carneiros ( 30 fêmeas e dois reprodutores), para fortalecer a sustentabilidade e a segurança alimentar das comunidades indígenas. A execução do projeto é da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Participaram da entrega, o Tuxaua da comunidade Erdenildo Mafra Almeida e demais lideranças indígenas da comunidade. Houve a presença da equipe da coordenação de Etnodesenvolvimento da Fundai/RR, Juvino Alba, da vice-prefeita de Normandia, Veralice de Oliveira (Rede), da representante da deputada federal Joenia Wapichana, em Roaima, Marizete de Souza, coordenador regional da Raposa, Valério Eurico e do porta-voz da Rede/ Normandia, Aníbal Dimas.
Ao agradecer, o Tuxaua Erdenildo reforçou que o projeto só vem para fortalecer a segurança alimentar e gerar renda na comunidade. “Agradeço, imensamente, o apoio da Deputada que tem mostrado e honrado seu compromisso em defender os direitos dos povos indígenas e ajudando as comunidades. A deputada não promete, ela faz. O projeto vai beneficiar a comunidade Xumina que é composta por 500 população e 116 pais de famílias”.
O coordenador regional Valério também agradeceu a emenda e disse que está vindo para fortalecer nossa sustentabilidade. Também reconheceu o compromisso e atuação da deputada na defesa dos nossos direitos e na sustentabilidade.
O representante da Funai, Juvino Alba, disse que a deputada é a única que colocou emenda na Funai para apoiar e fortalecer a sustentabilidade das comunidades. “ Hoje estamos entregando os carneiros, sendo 30 fêmeas e 2 reprodutores, para garantir segurança alimentar e como fonte de renda”, frisou.
Veralice de Oliviera, enfatizou que a comunidade está recebendo um projeto muito bom que servirá tanto para consumo e geração de renda. “Reconheço e parabenizo a Deputada pela atuação e compromisso na defesa dos direitos dos povos indígenas e o apoio na sustentabilidade das comunidades, trazendo projetos via Funai e prefeitura”, complementou.
A primeira etapa da entrega ocorreu na comunidade indígena Barro, região do Surmu, Novo Destino, no Alto São Médio e Perdiz, no Médio. Para cada comunidade, foram entregue 32 carneiros, que permanecerão por 3 anos e depois serem repassados para outras comunidades indígenas. Além dos animais, a comunidade recebe insumo, arame farpato, medicamento e demais materias necessários para o cuidado do animal.
O aprisco foi construido pela própria comunidade, com o apoio da Funai.
Fotos: Equipe Parlamentar/ Joenia Wapichana