Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2022 02 12 at 06.05.20

Foto: Lohana Chaves 

Professoras da Comissão do Movimento "Fica Espanhol RR" estiveram com a deputada Joenia Wapichana (REDE), na tarde desta sexta-feira, 11, na Representação do Gabinete Parlamentar em Boa Vista, para buscar apoio à campanha nacional que defende a retomada da obrigatoriedade da Língua Espanhola nas escolas da rede pública, especialmente em Roraima, que é um Estado que faz fronteira com a Venezuela e que recebe uma migração em massa de venezuelanos.

A deputada Joenia explicou que, como membro da Frente Parlamentar da Educação, já vem apoiando as propostas que tramitam na Câmara que visam justamente tornar obrigatório o ensino de língua espanhola na rede pública do país, o que contempla o movimento encampado pelas professoras roraimenses. Ela explicou para a comissão a respeito dos projetos que estão tramitando na Casa desde 2015.

A parlamentar relembrou que a reformulação do Ensino Médio, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, em 2018, excluiu a língua espanhola da base comum nacional, deixando exclusivamente o inglês como obrigatório. Desde lá, foram protocoladas algumas propostas no Congresso visando rever esta decisão. Um deles é o Projeto de Lei 3380/15, que está apensado ao Projeto de Lei 3849/19, que torna obrigatório a língua espanhola nos anos finais do ensino fundamental e médio,

Esse PL teve o parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em outubro do ano passado, tornando obrigatória não só a disciplina de língua inglesa como também a de língua espanhola, inclusive tornando optativo a oferta de outras línguas estrangeiras. "Eu votei favorável a essa proposta", disse Joenia, se propondo, como líder de partido, a pedir que o projeto seja encaminhado para o Plenário em regime de urgência.

As professoras agradeceram o apoio e reforçaram a necessidade da aprovação do PL como imprescindível pelo fato de Roraima fazer fronteira com a Venezuela e por viver um movimento migratório intenso, fazendo com que 50% dos alunos nas salas de aula sejam pessoas falantes da língua espanhola. "Não são apenas os venezuelanos, mas também os imigrantes cubanos, haitianos e outros imigrantes de países vizinhos", disse a professora Ádrya Maiara Almeida Lins.

WhatsApp Image 2022 02 12 at 06.05.20 1

Também participaram da reunião outras quatro professoras que integram a comissão: Eyrel Kenia de Souza Belmonte, Eline Keile Baía de Souza, Waldineia Silva de Andrade Rolim Bea e Lizete Apkriano dos Santos. Elas disseram que também estão atuando, junto às autoridades estaduais, para que seja realizado concurso público a fim de regularizar a situação das professoras de língua espanhola contratadas por meio de seletivo.