Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

WhatsApp Image 2021 08 15 at 10.46.15

O apoio à criança e ao adolescente foi a pauta da reunião da deputada Joenia Wapichana (REDE) com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCAR), Paulo Thadeu, na tarde deste sábado, 14, na representação do Gabinete Parlamentar em Boa Vista. Além de propostas para jovens e crianças indígenas, ele fez uma avaliação sobre o trabalho que a entidade vem realizando nos 15 municípios do Estado depois de se estruturar na atual gestão que ele representa.

Thadeu apresentou à deputada Joenia o projeto para traduzir e imprimir cópias do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na língua Macuxi, que é a etnia mais populosa de Roraima. Esta seria a forma de dar início ao trabalho de conscientização e respeito aos direitos dessa parcela indígena que até agora não recebeu uma atenção especial da legislação que protege essa parcela vulnerável da população do país, especialmente onde há populações indígenas.

A tradução do ECA seria a primeira iniciativa no país para atender à Resolução 181 de 10 de novembro de 2016 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que ampara os direitos e deveres das crianças e jovens indígenas, até hoje um instrumento esquecido pelas autoridades. Paulo Thadeu explicou que essa legislação tem uma especificidade de não falar em "adolescentes indígenas", e sim refere-se a "jovens indígenas".

A deputada Joenia disse que tem ouvido a juventude indígena e que na medida do possível tem atendido às demandas apresentadas ao mandato coletivo por meio de seus encontros nas comunidades, por isso frisou que a proposta apresentada por Paulo Thadeu é importante para somar ao trabalho que ela vem realizando na área de direitos humanos e cidadania. 

A parlamentar disse que irá discutir com sua equipe a proposta apresentada por Thadeu, que apontou como prioridade o apoio ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente direcionado aos trabalhos dos conselhos tutelares e de direitos que atuam nas comunidades indígenas nos oitos municípios onde há populações indígenas.