Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

caminhao 3

Cinco comunidades indígenas do Polo Jacamim, na Região Serra da Lua,  foram beneficiadas com um caminhão adquirido por meio da emenda parlamentar da deputada Joenia Wapichana (REDE) destinada à Prefeitura de Bonfim, ainda no ano de 2020. A entrega ocorreu na Comunidade de Jacamim, na manhã de sábado, onde foi organizada uma solenidade de recepção da deputada, lideranças indígenas e autoridades municipais.

danca 2

Foi o primeiro caminhão oriundo de emenda parlamentar da deputada Joenia, que irá beneficiar as comunidades Jacamim, Marupá, Wapum, Água Boa e Ponto Cinco. Uma reivindicação antiga para que as famílias indígenas tivessem condições de melhorar o plantio agrícola, reforçando a segurança alimentar das comunidades. A aquisição ainda garante o transporte dos produtos para as feiras na Capital e a sede de Bonfim, livrando o frete que reduzia o lucro com as vendas e encarecia os produtos para o consumidor.

"A Terra Indígena Jacamim é grande e tem muito trabalho para mostrar", disse o tuxaua da Comunidade Jacamim, Geraldo Artênio de Souza, ao agradecer a atuação da deputada Joenia, por destinar emendas. Ele lembrou que Joenia tem sofrido ataques por atuar na defesa dos direitos indígenas, na Câmara, mas que essa atuação é determinante para a garantia de suas terras e a sobrevivência das comunidades.

O coordenador regional dos tuxauas da Serra da Lua, Clóvis Ambrósio da Silva, comentou que se tratava de um momento para celebrar uma conquista que surgiu a partir de várias reuniões e assembleias indígenas, de onde surgem as demandas das comunidades. Disse que  é o momento de assumir uma grande responsabilidade para preservar e administrar bem o uso do veículo para que continue sendo útil por muitos anos para reforçar os projetos de sustentabilidade.

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Batista, parabenizou as cinco comunidades e disse que se tratava de uma data histórica, pois as comunidades indígenas vinham desiludidas com as promessas nunca cumpridas por políticos que vão apenas pedir votos. "Hoje todos estão presenciando e testemunhando o trabalho de um mandato coletivo que aplica emendas de acordo com as demandas das comunidades", destacou.

O vice-prefeito de Bonfim, Mário Nicácio, liderança Wapichana que foi coordenador do CIR, lembrou que a reivindicação por um caminhão para melhorar a agricultura já surgia em 2012, quando foi elaborado o Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) da região, pleito que está sendo concretizado agora.

caminhao 2

Ao entregar as chaves do caminhão à comunidade, o prefeito Joner Chagas lembrou das obrigações para a manutenção e cuidados com o veículo, que é um bem público. Ao agradecer a parceria da deputada por meio da destinação de emendas, Joner disse que a entrega do caminhão precisa ser vista como uma conquista, e não como uma obrigação do prefeito e da deputada.

"Minha obrigação como prefeito é pagar salário em dia, manter a ordem do município. Mas objetos são conquistas. A deputada, lá em Brasília, tem o dever de defender os direitos pelos quais ela foi eleita. O que ela consegue de emenda é conquista. Nós temos que agradecer", afirmou.

Em seu discurso, Joenia Wapichana pediu que as comunidades acompanhem sua atuação parlamentar e que se sintam parte do mandato coletivo indígena. Ao saudar os tuxauas e demais lideranças indígenas, lembrou que a principal mensagem deixada na fala de todas as lideranças presentes foi de responsabilidade e união de todos. "Assim como vocês estão recebendo o caminhão, esse mandato é uma conquista nossa. Eu quero que se sintam parte dele", afirmou.

Jacamim

Joenia anunciou que, após avaliar as principais demandas das comunidades e ouvir as prefeituras, decidiu que toda emenda de bancada no ano de 2022, que varia de R$17 milhões a R$19 milhões, será destinada para a área de sustentabilidade das comunidades indígenas.

A ideia é contemplar as comunidades com um m Kit de veículos e maquinários, entre trator, caminhão e implementos agrícolas, para que as próprias comunidades possam realizar serviços de reparos nas estradas, melhorar a produção agrícola e a logística de transporte de suas produções, o que irá servir também para garantir o reforço na segurança alimentar das famílias indígenas.

Fotos: Lohana Chaves