Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place
Image

Sobre

JOENIA WAPICHANA

Joenia Wapichana é da comunidade indígena Truaru da Cabeceira, região do Murupu, município de Boa Vista, pertence o povo indígena Wapichana, o segundo maior povo do estado de Roraima.
Formada em Direito (1997) pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), passou a atuar em defesa das comunidades indígenas por meio da assessoria jurídica do Conselho Indígena de Roraima - CIR. A sua formação lhe concedeu o reconhecimento de primeira advogada indígena no Brasil a atuar pelos direitos dos povos indígenas.
Depois da graduação, em 2011, Joenia Wapichana buscou aprofundar a formação na área e encarou o mestrado na Universidade do Arizona, Estados Unidos, onde cursou através de uma bolsa da Fundação Fullbright.
Atuo no Conselho Indígena de Roraima (CIR) ao longo de 22 anos no departamento Jurídico. Nessa trajetória junto à organização indígena participou e ocupou vários espaços importantes, como o Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, o Conselho Nacional de Biodiversidade –Conabio, dentre outros importantes no país.
 
A sua atuação pautada na defesa dos direitos dos povos indígenas, do meio ambiente, sustentabilidade, a fez chegar aos espaços internacionais. No período de 2001 a 2006 participou das discussões sobre a Declaração dos Direitos Humanos da ONU e, em 2007, da sua adoção pelos países. Nesse período, em 2004, ganhou o seu primeiro prêmio, o Reebok, concedido a ativistas do meio ambiente no mundo inteiro.
Em 2005, coordenou o Projeto Balcão da Cidadania, reunindo diversos órgãos públicos federais e estaduais para levar documentos civis básicos aos indígenas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Teve reconhecimento como Empreendedora Social Ashoka, em 2006.
Em 2008 também foi a primeira indígena advogada a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal com o caso da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. A causa foi ganha e teve repercussão internacional.
Também ganhou o Título de Ordem de Mérito Cultural, em 2010, concedido pelo Ministério da Cultura. No período de 2011 a 2013 fez parte do Co-Chair do Caucus Indígenas nas Conferências das Partes sobre Clima – COPs, em Durban e Qatar, por indicação do Caucus Indígena Global.
Foi a primeira presidente da Comissão Nacional de Direitos dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2013. De 2013 a 2015, conselheira do Fundo Voluntário da ONU para Povos Indígenas.
De 2016 a 2018 atuou para garantia do direito das comunidades indígenas à consulta prévia, livre e informada, quando medidas administrativas e legislativas possam afetar suas vidas; para que seus sistemas jurídicos internos sejam considerados em todas as instancias governamentais e não governamentais; e em processos de formação para indígenas sobre o tema.
Em dezembro de 2018 ganhou o Prêmio de Direitos Humanos da ONU, um dos mais importantes do mundo. E, no mesmo ano, 2018, foi eleita a primeira deputada federal indígena do Brasil.
No período de mandato obteve três reconhecimentos. O primeiro, em 2019, a Medalha Myrthes Gomes de Campos pela OAB – DF, primeira advogada do Brasil e por duas vezes, 2019 e 2020, o prêmio Congresso em Foco na categoria Clima e Sustentabilidade.
Na Câmara ela é Líder do seu partido, vice da Oposição, coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, composta por 210 deputados e 27 senadores, membro das comissões mais importantes, Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), Minas e Energia (CME), Educação (CE), dentre outras. Fez duas importantes relatorias, um em plenário e outro em comissão.
A marca do seu mandato é de um mandato coletivo.