Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

joenia1707A deputada Joenia Wapichana (REDE-RR) recebeu, na tarde desta sexta-feira, 16,  o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (Dsei-Leste), Márcio Cavalcante, na Representação do seu Gabinete Parlamentar em Boa Vista. Acompanhado de sua equipe, formada por engenheiros, o coordenador foi debater a respeito das emendas destinadas por Joenia à saúde indígena no ano passado e as indicadas para este ano.

Márcio Cavalcante assumiu o cargo em fevereiro, após estruturação no Dsei-Leste, e ainda não havia conversado com a deputada, a única parlamentar a direcionar emendas para a saúde indígena, destinadas à construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Casas de Pajés (medicina tradicional), banheiros e poços artesianos para garantir abastecimento de água potável para as comunidades.

Com sua equipe, o coordenador discutiu o acompanhamento de emendas do ano passado, destinadas à construção de UBS, e apresentou propostas de ajuste para emendas de 2021 visando ampliar a rede de abastecimento de água de várias comunidades, que é uma das principais reivindicações apresentadas a  Joenia em suas visitas às comunidades.

Os acertos sobre o ajuste de obras resultantes de emendas do ano passado e de emendas destinadas este ano terão continuidade em reuniões posteriores na próxima semana. Porém, a deputada Joenia reconheceu que é necessário discutir a prioridade em focar esforços na ampliação da rede de abastecimento de água potável das comunidades indígenas.

A parlamentar também destacou que é necessário fazer reformas e pequenas ampliações dos banheiros sanitários construídos nos Centros Regionais, os quais são locais não apenas de reunião de lideranças indígenas, mas de concentração de serviços prestados por governos e entidades.

De início, a equipe da deputada já apresentou uma relação de 17 comunidades indígenas que apresentaram propostas de ampliação de rede de abastecimento de água. "Esse é um problema sério que eu presencio nas comunidades indígenas. Essa preocupação não deve ser voltada apenas a comunidades maiores, mas também para aquelas pequenas e distantes, esquecidas na hora dos projetos", disse Joenia Wapichana.

Ficou encaminhado que as equipes do mandato  e Dsei-Leste irão voltar a se reunir, na próxima semana, para continuar o diálogo e definir detalhes sobre as demandas direcionadas às comunidades indígenas, as ações do Dsei-Leste em obras com recursos próprios e as reivindicações das comunidades na área da saúde, especialmente com relação ao abastecimento de água potável.