Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

Reunião Conafer

Representantes da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil em Roraima (Conaferr) receberam a deputada Joenia Wapichana (REDE), na tarde desta sexta-feira, 21, na sua sede em Boa Vista, no bairro São Francisco. Eles apresentaram à parlamentar o projeto de expansão da entidade no Estado e entregaram em mãos o Plano de Trabalho da Agricultura Familiar a ser desenvolvido em Roraima.

O Espaço Conaferr foi implantado em março do ano passado, a partir de quando a entidade começou a mapear sindicatos, cooperativas e associações rurais, indígenas e agricultores familiares. O coordenador Evandro Pereira explicou que foram feitas articulações com órgãos públicos e privados, além de intermediar políticas públicas de agricultura familiar e voltadas para as comunidades indígenas.

Foi explicado à deputada Joenia à parceria feita com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) destinado ao melhoramento genético por meio do Programa Mais Pecuária Brasil, cujo projeto piloto está sendo implantado em Roraima, a exemplo de outros estados, como Maranhão e Bahia.

Estão sendo mantidos contados com comunidades indígenas que já têm experiência com criação de gado a fim de desenvolver o projeto de melhoramento genético do rebanho. Segundo os representantes da Conaferr, trata-se de um projeto que vem sendo executado Conafer Nacional e adaptado para a realidade das comunidades indígenas.

Reunião Conafer 2

A deputada Joenia orientou que é necessário ter atenção na instalação desse projeto piloto, conhecendo a realidade das comunidades e respeitando suas decisões, uma vez que várias comunidades indígenas já desenvolvem projetos de gado, em parceria com o Conselho Indígena de Roraima (CIR), que incluem não só melhoria genética, mas também garantindo a sustentabilidade ambiental e a proteção do território indígena.

O coordenador Evandro Pereira afirmou que a entidade também atua para que agricultores familiares, comunidades indígenas e até mesmo produtores culturais tenham acesso à prestação de serviços administrativos e jurídicos na aposentadoria rural, orientações sobre crédito e financiamento rural. Ele disse que o projeto de melhoramento genético é uma das propostas para tornar mais eficiente as atividades econômicas.

A deputada ouviu o plano de ação que foi explicado por cada membro da entidade e deixou a proposta de uma nova reunião para conhecer melhor as ações da Conaferr, principalmente às voltadas para as populações tradicionais. Ela disse que é importante dar apoio principalmente às cooperativas indígenas para que elas possam vender seus produtos agrícolas para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entidade para a qual Joenia destinou emenda parlamentar visando a compra da produção dos indígenas.

Joenia explicou também que direcionou emendas para atividades de autossustentabilidade para a Seapa, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de prefeituras para fomente e apoie atividades produtivas.

Fotos: Lohana Chaves/ Ascom