Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

0044 889 555 432
office@delight.com
64184 Vincent Place

Joenia DPE

 

A deputada Joenia Wapichana (REDE) foi uma das homenageadas  na Sessão Magna do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Roraima, realizada na manhã desta quarta-feira, em Boa Vista. O evento faz parte da programação de aniversário de 21 anos da DPE-RR, celebrado com a campanha "Racismo se combate em todo o lugar".

Joenia, de forma vitual, saudou as 21 pessoas e instituições homenageadas, todos com serviço prestado a promoção de políticas afirmativas em favor da equidade étnico-racial, entre lideranças indígenas, artistas, religiosos e ativistas de defesa dos direitos dos imigrantes. A deputada frisou que seu papel, na Câmara Federal, é também combater o racismo de todas as formas, e não só os relacionados aos povos indígenas.

A deputada elogiou a entidade por escolher esse tema para celebrar seus 21 anos de criação. "É superimportante colocar essa pauta no Estado, que parece muitas vezes que é uma questão ideológica, de ONGs. Não é. A questão da igualdade, da diversidade cultural, do direito de ser diferente, do direito de ser indígena, do direito de defender identidade, da igualdade em relação às mulheres, é constitucional, é o direito fundamental que nós precisamos todos os dias defender e combater o racismo", disse.

Joenia Wapichana frisou que esse é o papel das autoridades, especialmente de quem estar representando os brasileiros, o de fazer aparecer essas vozes que muitas vezes são silenciadas diante de violência.

"Nós estamos vendo aí em Roraima, todos os dias, nos jornais, os Yanomami defendendo os seus direitos de ir e vir em segurança, de ter sua terra protegida, de qualquer contaminação de mercúrio, de qualquer ameaça a sua integridade física. As mulheres com suas crianças estão  dizendo que estão com medo de uma invasão a qualquer momento", comentou se referindo aos oitos dias seguidos de ataques de garimpeiros contra os indígenas da Terra Yanomami.

Segundo ela, muitos não entendem que os povos indígenas têm direito diferenciado resguardado na lei, por isso começam um embate contra os povos indígenas. "Isso é racismo, muitas vezes. Temos que encarar isso. Não podemos fechar os olhos diante dessa realidade, não podemos silenciar. Precisamos resolver essa situação", alertou.

Joenia afirmou que estava participando do evento não apenas na qualidade de defensora, mas também de indígena. "Podem contar com esse mandato, que é de representação, mas também de uma decisão a partir de uma assembleia indígena. Os povos indígenas precisam ocupar espaço em todos os lugares, seja ele no Legislativo, no Judiciário, no administrativo e em qualquer parte. Os povos indígenas são cidadãos brasileiros como qualquer outro. O que diferente é a questão cultural e da organização", destacou a parlamentar.

 A programação de aniversário da DPE segue até sexta-feira, 21, quando a deputada Joenia Wapichana participará do "Diálogo Virtual: Defesa de Direitos e o combate ao Racismo”, a partir das 16h, com transmissão pelo Instagram.